Apontamentos (até aula 20/12/2019)

coordenadas x, y
ex: (10.5, 8.3)
1 unidade do autocad - 1mm
para nós 1 un = 1 m
escala 1:1000

Comandos:

L = Line

L -> enter -> ponto (x,y) ex: (10,10) -> (20,10) -> enter -> enter (sair)

DYNPICORDS -> enter -> 1 -> enter (fazer n somar as coordenadas)

CHPROP - CHANGEPROP (mudar propriedades ex: cor)

rato pra direita -> janela azul -> só seleciona se tiver tudo na janela
rato pra esquerda -> janela verde -> seleciona logo se mesmo só c um pedaço na janela

LI -> List -> tudo sobre o selecionado

< -> ângulo ex. 10<90º

PL -> Polyline

PEDIT -> torna em polyline

EXPLODE -> torna em linhas

U -> undo

Copy

LA -> menu layer -> Layer c sol -> criar layer
sol - aparece
floco de neve - n aparece
cadeado - perde força
lampada - ligar e desligar layer
continuo - hidden 75


OSNAP -> pontos de identificação

OBJECTSNAPS

PAN -> mover ecrã

Zoom

Trim -> aparar

C -> Circle

M -> Move

Rotate

Mirror

GRIP

D. Text -> escrever -> escrever altura e nome

Dist -> Distância, altura da pirâmide

Scale -> mudar a escala

Dtext -> para escrever

Matchproperties -> igualar propriedades

Dist -> ver altura da piramide, ver distancia de umponto a outro

Attach -> afixar fotos

Zoom + extents -> para aproximar logo a imagem

Autocad -> options -> drafting -> crosshairs -> mudar cor do cursor

f8 -> ortogonal

a , no autocad é .

Align -> escolher pontos das duasd linhas e mudar a escala do primeiro pro segundo

Scale -> first select, then start point, then % dimuir ou aumentar

Draworder -> order

Offset -> criar linhas paralelas a outras

Hatch -> texturas (padrões ar -> arquitetura)

Erase -> apagar

Regen -> fazer as linhas ficarem na ordem certa

Fillet -> acertar as pontas -> extend + trim
->r -> 5 -> faz o arco de circurferencia entre as duas retas
Extend

Nearest -> ponto mais próximo

Break -> quebrar linhas

Pedit -> juntar linhas

Group -> agrupar linhas

Dimang -> medir ângulos

Stretch

Align

Traço interrompido -> LType -> Dashed
   -> ItScale -> 0.2000

Traço Ponto -> eixos


janelas -> fechar dos lados

Paredes: amarelo -> grossas; vermelho -> finas (estrutura paredes)

meter nome pontos depois!-> 0.75


1ª Fase -> decalque da planta (printscreen) -> até sábado

2ª Fase -> pdf       escala 1:100
-> planta
-> 1 corte
-> 1 alçado

3ª Fase -> Pormenorização       escala 1:10

Block -> criar um block (ex.: sanita)

Insert -> inserir um block

new wcs -> criar novo eixo de x e y

cobertura: 0.02; 0.20; 0.04; 0.04; 0.04

MVIEW
VIEWPORTS -> create windows

zoom -> zoomscale ->10xp (passar de escala 1:1000 pra 1:100

DIMALI -> como pôr as cotas

VPLAYER -> Thaw -> nome da layer -> current -> enter

DIMSTYLE -> modify or new -> mudar de by block pra continuous

click two times so that I can edit the window

zoom scale: 10xp (escala 1:100)

layout -> edit -> plot style -> mudar espessura e cores das linhas

aa -> calcular perimetro e área

escala 1/20 -> 50xp
escala 1/10 -> 100xp
escala 1/100 -> 10xp

corte parede -> azulejo -> 0.1 espessura + cola
cobertura ->0.20 + 0.02 + 0.04 (+ 0.015 de inclinação de coburtura) + 0.06 + 0.04
pavimento -> 0.20 + 0.04 + 0.01 (mosaico) (para ficar a casa toda com o chão ao mesmo nível, o 0.4 vai levar um enchimento e vai ficar mais alto)

filett -> r -> fazer curva

break -> dividir uma linha num ponto que determine

divide -> dividir uma linha em várias

Escadas:

2E+C=63 ou 64

Cobertor -> entre 25 e 32 cm
Espelho -> 15.5 e 18.5 cm
(16.5 cm -> degrau fácil de subir)

desenho inglês -> escala 1:96
desenho português -> 1:100

1'= 30cm e 48 mm
1'= 12"

MVIEW -> criar janela

MVIEW -> polygonal -> abrir janela c a forma que quiser

FILEDIA

Array

Spline

Apload

Desenho 3D:

Helix

Orbit

Shade

Extrude

Coordenadas:

absolutas -> cartesianas (x,y,z) -> #
relativas -> polares -> @

Photoshop:

File -> adicionar ficheiros
edit -> pôr imagem
image -> editar imagem
layer
type
select
filter
view
window
help

ferramente mover

ferramenta letreiro retangular -> shift -> regular selection (ex.: quadrado e circunferencia)

ferramenta laço poligunal -> selecionar por linhas claro escuro

ferramenta seleção rápida

ferramenta varinha rápida (wizard)

ferramenta corte

ferramenta conta-gotas -> selecionar cores
saturação 0 -> branco
saturção 100 -> cor respetiva
tonalidade -> expreção q a cor tem perante o preto e branco (o grau de cinzento, de mais escuro ou mais claro)
matiz -> clicar c botão esquerdo do rato no quadrado da cor no canto esquerdo inferior abre a matiz da cor

select -> inverse -> inverter a seleção (ex: do fundo pro objeto)

imagem -> modo -> tons de cinza
       -> ajustes -> preto e branco

Other Programs:

3D Max Program

Comentários

Mensagens populares